A Secretaria Municipal da Saúde de Avaré (SP), por intermédio de contrato firmado com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e empresa especializada em coleta, tratamento e disposição final de resíduos de serviços de saúde, lançou a Campanha “Eco Descarte Consciente” de medicamentos vencidos ou fora de uso. O objetivo da campanha é alertar a população sobre os perigos oferecidos pelos medicamentos guardados em casa.
Para o descarte dos medicamentos, foram criados ecopontos, que já estão instalados nos postos de saúde, pronto-socorro e vigilância sanitária, podendo assim a população fazer o descarte de forma adequada.
O descarte, na maioria das vezes, é feito em ralos, pias, vasos sanitários e lixo. Esses resíduos vão parar diretamente nas redes de tratamento de esgoto, onde não conseguem eliminar por completo alguns tipos de substâncias, pois os medicamentos são desenvolvidos com componentes resistentes, por isso podem reverter em problemas de saúde pública e fator de degradações do meio ambiente.
A destinação inadequada de resíduos em lixões prejudica a fauna, a flora, contamina o solo, rios, lagos e lençóis freáticos.
Fonte: G1