Alunos da escola municipal Professora Evani Elaine Batocchio Casolato, em Avaré, participam de um projeto de educação alimentar. Na unidade, que funciona em período integral, foi implantado o projeto ‘Horta’, onde os estudantes cultivam legumes e hortaliças.
O trabalho conta com a parceria de alunos do curso de agronomia de uma instituição de ensino superior da cidade, pais, professores, alunos, funcionários da escola e comunidade em geral. A iniciativa tem como objetivo mostrar a importância do cultivo dos vegetais com adubo orgânico sem a utilização de agrotóxicos e quais os benefícios essa prática traz à saúde do ser humano, melhorando sua qualidade de vida. Os alimentos cultivados na horta da escola são colhidos e servidos no almoço dos alunos que podem vivenciar o cultivo e o consumo de uma alimentação saudável.
O primeiro plantio foi realizado com a doação de mudas feita pelos universitários que assessoram o projeto. Uma vez por semana o grupo vai até a escola para orientar alunos e comunidade sobre o preparo do local, quais mudas a serem utilizadas e qual a forma correta de se realizar o plantio das mesmas.
Além dos alunos da escola municipal, o projeto movimentou a comunidade local, motivando-os a participarem ativamente com a doação de mudas e auxiliando na manutenção da horta. Devido à grande quantidade de mudas cultivadas, o Projeto Horta, além de abastecer a escola com a utilização das hortaliças na alimentação dos alunos, também está distribuindo hortaliças para as famílias.
Fonte: G1