Um projeto realizado por professores do curso de informática das escolas municipais de Avaré (SP) mobilizou estudantes de 28 unidades do ensino fundamental. Pelo projeto ‘Amigo Solidário’ foi feita a arrecadação de seis toneladas de alimentos. Os materiais foram doados para entidade sociais da cidade na última terça-feira (27).
Entre os alimentos arrecadados estão produtos da alimentação básica como arroz, feijão, macarrão e óleo. Com a quantidade coletada na edição 2012, o projeto superou as expectativas dos organizadores. De acordo com o professor de informática, Renato Gambini, em 2011 foram arrecadadas cerca de quatro toneladas. Segundo o professor, todos os alunos participaram doado pelo menos um quilo de alimento. “Eles levavam os itens para a sala de aula e trocavam por cupons para concorrer a prêmios oferecidos por empresas parceiras e pela Secretaria da Educação”, conta.
Antes de entregar os alimentos, professores e alunos participaram de uma carreata que passou pelas principais ruas da cidade. A primeira entidade a receber as doações foi a Fundação Padre Emílio que atende mais de 60 jovens e adultos com deficiência mental leve. De acordo com o presidente da fundação, Edson Luiz Santiago, a doação traz benefícios para a alimentação dos atendidos.”Com o dinheiro economizado com a compra desses alimentos básicos doados, podemos adquirir outros itens para complementar as refeições fornecidas aos atendidos pela entidade”, afirma.
A outra entidade que recebeu os alimentos foi o asilo Residência do Amor Fraternal de Avaré (Rafa). A instituição de assistência atende idosos portadores de necessidades especiais.
Fonte: G1