Na última segunda-feira (6) foi comemorado o Dia Municipal de Incentivo a Doação de Órgãos em Avaré (SP). Para chamar a atenção dos moradores, voluntários da ONG ‘Doe Órgãos Salve Vidas’ montaram uma tenda e ofereceram serviços como aferição da pressão arterial, testes de glicemia e glicose, além de orientações sobre a doação. Quem passou pelo local também recebeu um cartão declarando ser doador de órgãos.
O Dia Municipal de Incentivo a Doação de Órgãos é realizado na cidade desde 2007. De acordo com o coordenador do movimento, Wilson Roberto Roesener, a iniciativa foi de uma moradora da cidade que escolheu a data para comemorar o transplante de coração do filho. O jovem que hoje tem 19 anos vive normalmente, mas na época ficou mais de oito meses na fila de espera aguardando pela cirurgia.
Entre os voluntários da ONG está a auxiliar de enfermagem Elisângela de Fátima. Acostumada a cuidar da saúde das pessoas, ela conta que teve a chance de ir além. Em 2009 doou medula óssea para uma criança de cinco anos. Ela ressalta que tudo começou por acaso. “Eu fui realizar exames após um acidente e recebi o convite para me cadastrar como doadora de medula óssea. Seis meses depois estava realizando a doação para uma menina da cidade do Rio de Janeiro”, lembra.
Transplantes no Brasil
Dados do Ministério da Saúde apontam que o número de transplantes mais que dobrou nos últimos dez anos no pais. Estatísticas mostram que em 2011 foram realizadas aproximadamente 23 mil cirurgias. O número é 124% maior do que os índices registrados em 2001, quando foram feitos pouco mais de dez mil transplantes.
No estado de São Paulo, o número também demonstra crescimento. Em 2012, o volume aumentou 38%. Nos primeiros quatro do ano, só pelo Sistema Único de Saúde (SUS) foram realizados 3.152 procedimentos. No mesmo período de 2011 foram 2.281.
Para ser doador
Vale lembrar que quem quer ser doador é necessário avisar a família. Só ela pode autorizar esse processo após a morte. Mas também é possível doar órgãos em vida como um dos rins e medula óssea. Outras dúvidas podem ser esclarecidas por meio do site da ONG de Avaré.
Fonte: G1