Produção leiteira é tema de Dia de Campo em Avaré

Nesta quarta-feira (13) será realizado um encontro para discutir a produção de leite na região de Avaré. Promovido pela Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI) Regional Avaré, o Dia de Campo terá como tema a “Aplicação dos conceitos e técnicas do Projeto CATI Leite na Alimentação de inverno”.

O evento tem entrada franca é dirigido aos produtores de leite, técnicos do setor público e privado, estudantes de ciências agrárias e biológicas, cooperativas, empresas do setor leiteiro e profissionais do setor rural. O Dia de Campo além de reunir todos os segmentos da cadeia produtiva do leite, visa reciclar os conhecimentos técnicos, com palestras sobre planejamento operacional e estratégico da propriedade rural para o período de inverno, tais como: uso da sobressemeadura de aveia em piquetes de forrageiras tropicais, silagem e uso da irrigação no período de inverno.

Durante o Dia de Campo o público poderá visitar os estandes de empresas ligadas ao setor com a comercialização de máquinas, alimentos para o gado, reprodução genética, além da Cooperativas de Laticínios de Avaré. O público também poderá tirar dúvidas com os técnicos do Projeto CATI Leite e com os convidados especiais Carlos Kauche Andrauss (Coordenador do Projeto CATI Leite na CATI Regional Araçatuba, Carlos Pagani Neto (Gerente Estadual do Projeto CATI Leite) e com o professor doutor Edmar Scallopi, do Departamento de Engenharia Rural da Faculdade de Ciências Agrárias da UNESP/Botucatu, especialista em sistemas de irrigação de baixo custo.





Segundo os organizadores, o objetivo do projeto é promover o desenvolvimento sustentável da atividade leiteira no estado de São Paulo. O médico veterinário da CATI Regional Avaré, Braz Junior, um dos organizadores do Dia de Campo, explica que no início dos trabalhos são aplicados conceitos e técnicas que visam equacionar a alimentação dos animais, tanto no período das águas (pastagens), como na estação da seca do ano. “Esse foco na alimentação busca erradicar problemas permanentes de fome e desnutrição no rebanho, fato que afeta diretamente a produtividade”, diz Braz.

Ainda de acordo com o veterinário, após a equacionar esse problema o trabalho volta-se para a área de manejo reprodutivo do rebanho, criação de bezerras e novilhas, a sanidade, ambiência, a ordenha e a qualidade do leite. “Técnicas adequadas a cada propriedade são propostas e discutidas pelos extensionistas e produtores rurais durante as visitas técnicas às propriedades. Dessa forma, a solução mais viável para aquela propriedade específica, será encontrada e os problemas vão sendo solucionados de maneira conjunta dos técnicos com os produtores”, ressalta Eliseu Aires de Melo, diretor da CATI Regional Avaré.

O Dia de Campo CATI Leite será realizado no Rancho Matão, no Bairro Ezequiel Ramos, das 8h às 17h. A entrada é gratuita. Mais informações podem ser obtidas na Casa da Agricultura de Avaré. O telefone é o (14) 3733-1977

O projeto
Cada propriedade é estudada, caso a caso, na busca de soluções viáveis, trazendo novas perspectivas e melhores resultados. Para que o trabalho seja eficaz e a evolução dos resultados possa ser mensurada, são adotadas planilhas, que são ferramentas importantes para a gestão da propriedade. Todos os dados são apresentados pelos produtores aos extensionistas e se transformam em informações que irão gerar uma planilha de custos, que norteiam as tomadas de decisões na condução de cada propriedade trabalhada.

Fonte: G1





Deixe seu comentário